Sejam Bem Vindos!

Minha satisfação em recebê-los é imensa!

Criei esse blog com objetivo de divulgar meu trabalho, para quem ainda não conhece, trocar idéias, discutir as tendências do nosso ramo e estreitar as distâncias.

Estou aberto para sugestões e críticas. Tenho certeza que qualquer manifestação fará com que meu crescimento profissional se aprimore.

Aguardo vocês!

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Ministra da Agricultura da Espanha destaca participação do Brasil na Fruit Attraction

A Fruit Attraction (International Trade Show for the Fruit & Vegetables Industry) foi oficialmente aberta nesta quarta-feira (19/10), no Centro de Eventos e Convenções Feria del Madrid, em Madri. Pela manhã, a ministra da Agricultura da Espanha, Roza Aguillar, visitou o evento e provou diversas variedades de frutas, inclusive as brasileiras. O evento vai até sexta-feira (21/10).
Em dois pavilhões (nacional e internacional), estão sendo expostos frutas, vegetais e tecnologias para conservação, embalagens, logística e sementes. No entanto, o que mais chama a atenção dos visitantes é a grande quantidade de frutas exóticas. “Um sabor exótico, refrescante e único”, disse Roza Aguillar ao experimentar o melão brasileiro, no estande do Brazilian Fruit, coordenado pelo Instituto Brasileiro de Frutas (Ibraf). “A participação brasileira neste ano será muito importante para a Europa”.
Além do Brasil, que trouxe oito empresas exportadoras de frutas para a feira, outros sete países estão participando do evento: Itália, Alemanha, França, Portugal, Irã, Ilhas Canárias e Polônia. “A Fruit Attraction expõe a importância do setor frutícola e hortícola da Espanha para o resto da Europa, mas a parceria que temos com outros países produtores, como a Itália, por exemplo, é fundamental para abastecermos o mercado consumidor de frutas na União Europeia”, disse Jose Antonio Pomenza, presidente da Federação dos Exportadores de Frutas da Espanha (Femex).

Exóticas

A Espanha é o segundo maior país exportador de frutas da Europa e também está intensificando sua produção para tornar-se líder e ultrapassar a Itália. Além de buscar parceiros para o abastecimento do mercado com frutas consideradas exóticas para o continente, como romã, mamão formosa, limão tahiti, lichia, entre outras, o país vai encabeçar uma campanha na Alemanha para popularizar o consumo de frutas. “Começaremos pela Alemanha, que tem um grande mercado consumidor em potencial, mas ainda não tem o hábito de consumir frutas”, explicou Roza.

Ainda de acordo com a ministra, o setor frutícola espanhol é tão importante para a economia do país que os produtores não temem que a crise econômica possa atrapalhar a expansão do segmento. “Temos que ter cautela, mas o setor só está crescendo nos últimos anos e estamos trabalhando para dar continuidade a este crescimento”, disse ela.

Variedades

A terceira edição da Fruit Attraction trouxe para a capital espanhola mais de 550 empresas que produzem e comercializam frutas e hortaliças, além de companhias que atuam no setor de logística de transportes destes produtos e embalagens. “A cada ano, a tecnologia nos permite ter produtos mais conservados e métodos seguros de transporte de frutas, que merecem todo cuidado pela sua delicadeza”, contou Manolo Luiz Perez, diretor de uma empresa de logística da Catalunha. Perez participa do evento pela segunda vez.
Este é o primeiro ano que o Brasil participa como expositor no evento. Segundo Maurício de Sá Ferraz, diretor do Ibraf, os espanhóis convidaram o Brasil porque o interesse pelas variedades brasileiras é crescente na Europa. No estande do Brazilian Fruit, os visitantes podem experimentar melão, mamão, banana, goiaba e tomar caipirinha feita com limão brasileiro. Desde o início da feira, os representantes das empresas brasileiras estão atendendo os interessados e explicando sobre as variedades e possibilidades brasileiras na agricultura.
Até o final da feira, a organização estima que mais de 45 mil pessoas tenham visitado o evento. Nesta sexta-feira (21/10), acontece o Congresso Internacional sobre Produção e Consumo Mundial de Maçãs. Entre os palestrantes convidados, está Pierre Pérès, presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Maçã.

FONTE: Globo Rural - online

Nenhum comentário:

Postar um comentário